Quero sabero blog da Casa do Saber
Stefan Schweihofer.jpg
Saúde mental - 04 de out

A felicidade não pode esperar

6070b59640597139149394.png

Por Luís Mauro Sá Martino

ícone tempo de leitura Leitura: 2 mins

O que você precisa para ser feliz? As respostas mais comuns talvez sejam questões imediatas: saúde, comida e trabalho. Mas isso é só o começo. Para quem vive um amor não correspondido, a felicidade seria uma mensagem da outra pessoa dizendo que gosta de você. Se a questão é emprego, a felicidade é ter o currículo selecionado. A lista pode seguir: mais tempo com os filhos, viajar, ou simplesmente ficar em silêncio no meio de tanto ruído.

Capa do vídeo A felicidade é inútil com Clóvis de Barros Filho

A felicidade, nessas respostas, é aquilo que falta. E então bastaria ter o que se quer para ser feliz. No momento da conquista há um senso de plenitude: agora não falta mais nada. Porém, o que vem depois de conquistar o objeto de desejo? A tranquilidade da satisfação volta a ser a agitação de querer outra coisa. Se a felicidade é vista como preenchimento de uma falta, ela se torna uma busca sem fim. Afinal, sempre vai faltar alguma coisa.

Capa do vídeo A felicidade é uma neurose com Lilian Wurzba

O filósofo Arthur Schopenhauer, em seu livro "O mundo como vontade e representação", mostra como esse entendimento da felicidade como preenchimento de uma falta tira o foco da questão principal e nos leva a um looping interminável de busca e conquista. Em uma de suas frases mais citadas, ele diz que, nesse registro, a existência “oscila como um pêndulo entre a ânsia de ter e o tédio de possuir”.

Pode parecer pessimista em uma leitura inicial, mas isso sustenta o hiperconsumo: suprir o que falta em nós com alguma solução imediata, que preenche momentaneamente esse vazio com uma sensação ilusória de felicidade. Não é por acaso que, muitas vezes, frustrações são compensadas com paliativos, deixando de lado questões mais profundas. Como diz a filósofa bell hooks em "Tudo sobre o amor", “o desamor faz maravilhas pelo consumismo”.

Talvez o problema seja a concepção de felicidade. Desde a Grécia Antiga, filósofas e filósofos, de Aristóteles aos epicuristas e estoicos, mostram a felicidade é um estado que se pode – e deve – viver nas condições do momento. Se você espera algo para ser feliz, a felicidade depende desse “algo” – e terá exatamente a duração desse objeto, desaparecendo com ele.

Capa do vídeo Busca pela felicidade com Eduardo Wolf

A felicidade, para muitas filósofas e filósofos, está justamente em não esperar nada, mas lidar com as possibilidades do presente. “Lidar”, bem entendido, não é “aceitar”, mas é lembrar que se a felicidade é colocada como um horizonte a ser atingido, quanto mais nos aproximamos dela, mais ela foge de nós.

Capa do vídeo O sentido da vida com Contardo Calligaris

Capa do vídeo Obstáculos à felicidade com Luiz Hanns

6070b59640597139149394.png

Luís Mauro Sá Martino

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, na Inglaterra. É professor da Faculdade Cásper Líbero, e atua também em cursos de especialização online da PUC-RS, SEPAC, Digicorp-USP e da Casa do Saber, além de ser palestrante em empresas, escolas e universidades. Publicou, entre outros, os livros Sem tempo para nada: como tudo ficou acelerado, porque estamos tão cansados e as alternativas realistas para mudar (Vozes, 2022), Teoria da Comunicação (Vozes, 2009), Teoria das Mídias Digitais (Vozes, 2014) e Ética, Mídia e Comunicação (Summus, 2018), este último com a profa. Angela Marques. É também autor de The Mediatization of Religion, pela editora britânica Routledge, e cerca de cento e sessenta artigos em revistas científicas do Brasil e do exterior.

Cursos com Luís Mauro Sá Martino

Para Pensar Como um Filósofo
Introdução ao Pensamento de Hannah Arendt
A Função e a Influência do Tempo na Vida Humana
Filosofia e Cultura Pop
Jornada da Filosofia: O Que é o Amor?
#curtasdosaber Sou Quem Eu Penso Que Sou?
ilustração

Que tal ampliar o seu conhecimento?

Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos e novidades por e-mail.

Ao se cadastrar cadastrar, você nos permite enviar comunicação por email sobre os conteúdos e cursos da Casa do Saber.

app.jpg

Conheça a Casa do Saber e descubra os nossos cursos

Saiba mais

Ficou com alguma dúvida?

Atendimento digital a qualquer hora ou equipe disponível de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h.

icone-email.pngsuporte@casadosaber.com.br

icone-whatsapp.png(11) 96609-2057

Casa do Saber Eventos Culturais S.A. - 05.452.257/0001-06

logoFooter.png

A Casa do Saber nasceu em 2004 e já contou com mais de 2 milhões de alunos. O espaço se transformou em uma plataforma de aulas on-line, mas o propósito continua a ser o conhecimento acessível, de qualidade e transformador.

CursosProfessoresBlogPolítica de privacidadeTermos de Uso