Quero sabero blog da Casa do Saber
capa-lacan-e-a-transformacao-da-psicanalise-por-meio-da-linguagem.png
Psicanálise - 16 de fev

Lacan e a Transformação da Psicanálise por Meio da Linguagem

avatar-casa-do-saber.jpg

Por Casa do Saber

ícone tempo de leitura Leitura: 4 mins

Lacan foi um psicanalista francês (Paris, 1901 -1981) que revolucionou a forma de transmitir a psicanálise e a formação dos psicanalistas, principalmente a partir da década de 60. Ele tinha um projeto de reintroduzir a psicanálise no debate com a ciência. Freud introduziu o conceito do inconsciente e definiu a psicanálise como um método que partia de uma matriz epistemológica baseada na biologia. Lacan, que assim como Freud era médico neurologista, trouxe uma reformulação nesta concepção, onde propôs que a psicanálise poderia se constituir como uma ciência da linguagem habitada pelo sujeito. Ou seja, para ele, o fundamento da psicanálise está na linguística e na forma em que essa ciência se apoia nela para pensar as formas simbólicas, inspirando-se no conceito da antropologia estrutural, de Claude Levi -Strauss.

Confira esse conteúdo em nosso canal do YouTube, com explicação de Christian Dunker:

thumb-lacan-e-a-importancia-da-linguagem-christian-dunker.jpg

Onde se encontra o inconsciente?

Por essa linha de raciocínio, conseguiu pensar sobre o parentesco, mitos, trocas econômicas e sociais como relações estruturadas ao modo de troca de linguagem. Assim, chegou ao enunciado muito conhecido de que o inconsciente se estrutura como uma linguagem. Com essa constatação, responde a uma questão muito importante, onde indica que o inconsciente não se encontra em determinado ponto físico ou em um campo de idealidade, mas, sim, está presente na linguagem e só se mostra para os seres que falam. A linguagem envolve a enunciação, o discurso, a forma como se fala, a língua, a escrita, ou seja, é complexa e subjetiva. Lacan, então, vem nos dizer que o sintoma não é necessariamente um fato biológico, uma incorreção mental, indisposição da vontade ou um problema moral. Em sua concepção, o sintoma tem a estrutura de metáfora. Além disso, traz também que o desejo não ocupa um lugar específico, mas sim, que possui uma estrutura de metonímia e relação de contiguidade, onde vai se transmitindo e se transformando conforme se enuncia, re-enuncia e fracassa em ser enunciado.

A linguagem na transformação dos sintomas

Sua abordagem nos permite repensar a fundamentação da psicanálise em termos de linguagem e, mais adiante, nos termos da lógica, que também é um tipo de linguagem. Essa consideração nos permite entender por que é possível transformar sintomas através da fala. Na terapia, o paciente não faz exercícios corporais ou algum tipo de aula. Ele fala da forma mais livre que conseguir e o analista escuta, diz algumas coisas e faz com que o paciente se escute. Uma vez que observamos que o processo tem eficácia e transforma as relações com os sintomas, compreendemos que esses sintomas têm, em alguma medida, estrutura de linguagem. São afetados e compostos pela linguagem. Essa transformação acontece porque o indivíduo se integra, articula, simboliza, (re)diz e (re)descreve elementos que são componentes dos nossos modos de sofrer.

O legado de Lacan para a Psicanálise

Uma grande contribuição de Lacan foi a de conseguir explicar e trazer o funcionamento desse processo para o nosso entendimento. Ele levantou hipóteses e realizou a ligação do inconsciente e das pulsões com a linguagem. Relacionou também o que Freud chamava de representação, com o que ele chama de significante. E o que Freud chamava de regressão, ele entendia como retornos e repetições, que podiam ser verificados no funcionamento da linguagem. A partir do trabalho realizado, Lacan renovou o entendimento psicanalítico sobre a origem da autoridade e do poder. Para Lacan, o poder devia vir da palavra, da linguagem, das nossas trocas simbólicas e não por qualquer tipo de genealogia, de formato pré -constituído ou de autoridade universitária. Com isso, tornou-se um autor muito bem recebido por teóricos críticos do poder. Ele nos ajuda a entender informações ideológicas, a nossa propensão à servidão voluntária, o nosso desejo de obedecer ao outro e a troca neurótica de segurança por submissão. Assim, estabeleceu-se como um pensador científico por um lado, que reintroduz a psicanálise no campo das ciências, e por outro, um pensador que tem uma valência política interessante no que tange o pensar formas mais democráticas de relação de poder e do saber.

Por Christian Dunker

Este conteúdo foi transcrito do canal da Casa do Saber no Youtube. Para conhecer mais acesse https://www.youtube.com/@casadosaber

Quer aumentar o seu conhecimento sobre psicanálise,filosofia, literatura, artes, entre tantos outros temas acessando cursos de Christian Dunker e outros grandes pensadores da atualidade? Confira alguns dos cursos disponíveis na plataforma Casa do Saber+:

banner_blog_Para-entender-Lacan.png

banner_blog_Lacan-e-as-(des)conexões-humanas.png

banner_blog_Uma-psicanáliseda-existência.png

avatar-casa-do-saber.jpg

Casa do Saber

A Casa do Saber+ é uma plataforma on-line que reúne diversos cursos de curta duração para desenvolver o seu conhecimento. São mais de 800 horas em aulas gravadas com grandes nomes da atualidade. E o melhor, você pode aprender no seu tempo e de onde quiser.

ilustração

Que tal ampliar o seu conhecimento?

Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos e novidades por e-mail.

Ao se cadastrar, você nos permite enviar comunicação por email sobre os conteúdos e cursos da Casa do Saber.

app.jpg

Conheça a Casa do Saber e descubra os nossos cursos

Saiba mais

Ficou com alguma dúvida?

Atendimento digital a qualquer hora ou equipe disponível de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h.

icone-email.pngsuporte@casadosaber.com.br

icone-whatsapp.png(11) 96609-2057

Casa do Saber Eventos Culturais S.A. - 05.452.257/0001-06

logoFooter.png

A Casa do Saber nasceu em 2004 e já contou com mais de 2 milhões de alunos. O espaço se transformou em uma plataforma de aulas on-line, mas o propósito continua a ser o conhecimento acessível, de qualidade e transformador.

CursosProfessoresBlogPolítica de privacidadeTermos de Uso